quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Só sucesso até agora!

Hey, e não é que o 0,19c foi um sucesso?

Parabéns ao Fanfas que levou a geral a pedir água com seu monoblack. HAUHAUH. Inicialmente nem pensei que o evento seria assim tão procurado, mas já prevendo algum trabalho no dia, pedi que os jogadores fossem se inscrevendo antecipadamente ao mesmo tempo que nós na loja iamos deixando os “deck” prontos para serem retirados por seus donos no dia do evento. Eu me aliviaria de ter que no sábado tirar todos os pedidos e a gente começava o evento na hora. Na quinta feira deixei o serviço de separar os baralhos na loja para o Cleiton, e quanto cheguei na sexta já estavam todos lá prontinhos, esperando seus donos. Caso alguém não viesse era só cancelar o pedido e guardar os cards.
Mas, como tudo na vida, num erro grosseiro meu, realmente achei que todo mundo que se interessaria em jogar o evento já teria feito o pedido previamente. CAGADA! Uma galera gigante apareceu do nada e começou a querer a fazer os pedidos ali mesmo no balcão. No começo eu consegui levar na boa, mas toda vez que eu entregava um deck me apareciam mais dois ou três jogadores querendo participar e novamente eu tinha que digitar todos os cards.
Depois de separar uns sete pedidos deu um cinco minutos em mim e parei com as inscrições. Sorry para quem não jogou, mas eu não estava nem um pouco a fim de ficar ali até as cinco da tarde tirando pedido, nem fudendo. Eu estava sozinho sim, e mesmo levando na boa a situação de atender sozinho no sábado na loja como vem ocorrendo costumeiramente, não valia a pena a minha correria naquela hora, eu só ia atrasar o evento e estava ficando cada vez mais nervoso com a situação de injustiça com a galera que tinha chego cedo ou tinha feito o pedido antes ter que ficar esperando quem acordou as 13:00 para jogar. No final das contas, praticamente todo mundo gostou.
Deu para dar uma premiação legal, mesmo o fanfas reclamando, bla, bla, bla... num chora fanfas!!!! E eu fiquei contente que o pessoal que jogou gostou bastante. Nem tinha botado muita fé no evento, mas valeu no final ver o pessoal comentando e pedindo biz no evento. Nuclear era um que não parava de reclamar das lands nevadas (hehe) mas por ele eu ja começa outro ali mesmo naquela hora.
Mas...não vai acontecer. Tentei pensar em tudo que é saída, mas sempre vejo que no final das contas vou ter que aumentar o preço dos custos para os jogadores participarem, e ai eu fico desmotivado. Já que eu fiz isso muito mais para ser um evento baratinho e que qualquer um pudesse jogar, do que qualquer outra coisa.
Quem sabe ano que vem eu de uma segunda chance para o evento. Mas ai, eu me preparo mais profissionalmente para ele e “espero” que tudo dê certo.

As opções que eu tenho por enquanto para novos eventos 0,19c são:

1) o mesmo evento igualzinho! mas com mais edições. Ai eu faço depois de Alara Reborn.

2) Eu incluo raras determinadas em que o jogador vai ser obrigado a jogar com elas. Tipo um pool de 50 raras crap por exemplo. Todas custando R$ 1.88.

3) Evento Budget, ou seja o jogador deve construir um bralho de por exemplo 30 reais. Seja lá como for (esse foi o que mais me atraiu, mas mesmo assim fica bem mais caro do que o 0,19c)

4) Limited Pool - tal como o item 2 eu determino todo o pool e ai cada um monta o que der da maneira que der. (esse também é talvez!)

Não, eu não vou desistir do 0,19c, pelo menos do conceito. Mas também não da para fazer loucuras.

EDH

Lá vem a historinha.

Inicialmente o Henrique, da Devir, levantou na lista de juízes (sim nós temos uma lista onde apenas juízes podem meter o bedelho – e vcs não tem idéia que rola lá! Uhauhahu) uma modalidade de jogar Magic que me chamou a atenção. Chama-se EDH, as regras são as mesmas do Magic normal mas com algumas diferenças no deckbuilding.
1- Você tem que jogar com 100 cards.
2- Seu deck tem que ter um general. Uma criatura lendária que fica inicialmente removida de jogo e você pode jogar-la pagando seu custo de mana.
3- Seu deck só pode ter cards com símbolos de mana incolores ou que contenham símbolos (em qq parte do card) dos símbolos de mana colorido de seu general. Se você joga com o Teferi, só pode ter cards azuis e artefatos que tenham símbolos de mana azuis.
4- Começamos o jogo com 40 de vida.
5- Para montar o baralho você usa a lista de cards permitidos no Vintage somado com uma lista de cards banidos especialmente para o formato.
6- Você só pode ter uma cópia de cada card.
7- Num tem 7. Acabo aqui a explicação (huauha)

Eu me entusiasmei bastante com a idéia de jogar com um one-of-a-kind novamente. Esse termo quer dizer “um de cada tipo” ou singleton. Onde só se pode ter uma cópia de cada card. É um formato bem legal, diversificado e inovador. Eu já tinha investido nesse formato. Na Merlin, anos atrás eu fiz até mesmo um champs desse tipo. E quem ganhou foi o Pumba jogando com meu baralho, era um LD verde e preto. Com todos os tutores e LD pretos e verdes. FODÁSTICO! Tinha seu Carlos Mao com um Counter Burn, o Bologna jogando com um LD monored, tinha mono black, entre tanto outros divertidos decks, mas o formato era bem diferente do EDH, já que era umd e cada tipo todos os cards permitidos, sem restrição ou banimento, com exceção dos cards das coleções Un-. Valia card de campeão, valia qualquer coisa.

Mas na época era mais legal. Sem tanto net deck, sem tanto comercio eletronico fácil montar o baralho era algo do tipo selvagem ideias malucas e gostos pessoais. Hoje ficou diferente.

E quando os juizes começaram a falar quais eram seus generais, não sei por que cargas d’agua decidi que iria jogar de Gaddock Teeg. Veio na minha mente assim de repente. Montei inicialmente um WG Survival, só para ser for-fun. Queria colocar uns bichos doidos, um treefolk que entra em jogo e dá um Vindicar em tudo menos criatura, queria colocar o peacekeeper, o Genesi, Eternal Dragon, Witness, entre tantos outros stamplecards legais de criaturas verdes e brancas. Queria algo legal. E no começo eu me diverti bastante com ele. Mas foi alguém querer levar a sério que o negócio desvirtou. Começou com uns combos, outros controles, ai eu fui jogar uma partida com o Potira e ele me aplicou um combo de duas cartas, o Leyline preto + o Elmo de Aliancas para eu ficar sem library e perder o jogo no quarto turno.
Pronto, ficou sem graça.
Pra que?
Mas se era para deixar de brincar e querer ganhar, a gente faz o sacrifício. Mudei o baralho, montei um LD RGB com loam + stripmine + Lands cycle e resolvi pegar a lenda mais tosca que existia. Adun Okenshield, que por um tap + RGB devolve qualquer criatura do meu cemitério para minha mão. Some-se a isso, Bob, Fulminator, Avalanche Riders, mais infintos LD bons de custo 3 pronto. Fiz um sem amigos. Dah!
Muuuito legal. (modo sarcastico ON)

Do mesão o qual eu tinha me preparado parti para um baralho para jogar single. Ótimo, agora queria transformar esse frankstein em algo que fosse legal. Assim pelo menos algo legal pode advir disso. Decidi que vou lançar uma liga na loja voltada para esse formato. Ainda estou pensando em como ela seria, mas basicamente será como eu já fiz uma vez na Comics. Uma mistura de RPG com Magic. Até que foi divertido na época. Se bem que eu lembro que apenhei que nem um cachorro doente e a liga acabou meio que afundando por falta de interesse meu e dos jogadores.

RESUMO da ÓPERA

Eu gosto de inovar, criar coisas novas. O 0,19c a futura liga de EDH (ou EDL quando jogamos one-on-one), o Monty Champs, o Ethernal Domain. Eu acredito que da para fazer coisas divertidas com o Magic além do basicão “arroz com feijão” = Regional + PTQ + Nacional.
Magic é para ser isso, um jogo vivo e ativo que muda conforme cada jogo.
Esperem e verão, tenho alguns planos em mente BUAAHUAUHBHAUBHA



André Dembitzky

Um comentário:

Anônimo disse...

faltou comentar que o dick ia todo sabado jogar com vc xD