quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ABC..EDH.. o novo alfabeto do magic...

Desde que eu comecei a escrever no blog, tenho vontade de falar sobre outros estilos de jogar Magic. Para muita gente Magic, o original mesmo, sem nenhuma variação, já é bem complicado. Muitas regras a serem seguidas, muitas decisões a serem tomadas, por tanto um universo inteiro a ser descoberto, simplesmente pegando um baralho de comuns e partindo para o jogo com os amigos em casa. Bem, variações do Magic então, podem parecer coisas de outro mundo. Se já é difícil ou complicado aprender a jogar o jogo normal, quem é que gostaria de tentar jogar uma variação dele.
Bem, na verdade não tenho muita certeza, mas acredito que como eu tem um monte de gente que olha para o Magic e pensa “hum, eu acho que ficaria mais legal se jogássemos assim... ou assado”. Eu pelo menos acho muito legal o Magic justamente por sua infinita abertura para novas regras ou variações. E comentando novamente nos meus textos sobre as InQuests que eu venho relendo, havia uma coluna nelas que falava justamente de possíveis variações a regra do jogo. Uma, por exemplo, combinava o xadrez com o Magic, outra o War, outras simplesmente alteravam uma ou outra regra do Magic, como custos, velocidades das mágicas, outros a ordem do turno, e etc. E isso é que é divertido.
Afinal de contas, jogar Magic com outras regras não é exatamente uma blasfêmia nem um pecado mortal que levará alguém entre nós, direto para o fundo do abismo.
Ok, então o tema de hoje é sobre as variações do Magic. E o que seria isso. Bem, isso significa que o Magic está aberto a sua imaginação, e quando minha imaginação entrou em funcionamento, percebi que eu mesmo já jogava algumas dessas variações, sem me dar conta de que eu o fazia.

EDL evolui para... EDH

Eu já cheguei a comentar a algum tempo atrás sobre o EDH, ou Elder Dragon Highlander. Esse tipo de variação do Magic ficou tão famoso e conhecido entre os jogadores mais hard-core que hoje até o MOL já conta com um ícone para se jogar EDH.
O próprio nome dessa variação, variou... HAhaha! Que trocadilho infame! Inicialmente alguns juízes, que normalmente não tinham tempo para se dedicar ao jogo, nem treinar nem nada, mas que ainda gostavam muito de jogar uma partida de vez em quando, desenvolveram um tipo de “ambiente” de jogo em que cada participante iria montar um baralho em que deveria ter obrigatoriamente um dos dragões lendários da coleção de Legends, e daí veio o nome original da variação, onde um jogador jogava contra o outro, EDL ou Elder Dragon Legend, o tipo de criatura na época dos dragões. Provavelmente, depois de muito jogar e testar a idéia percebeu-se que se poderia criar algo mais legal, e ai surgiu a primeira versão do EDH. Cada jogador deveria eleger um dos dragões como general e essa criatura seria a referencia de seu baralho, e os cards dos baralhos só poderiam ter cores ou símbolos de mana das cores do seu general. Por tanto se você usa-se o Arcades Sabboth com as cores WUG você só poderia mágicas das cores branca, azul e verde.
Depois criaram todas as regras referentes a esse ambiente, onde você poder jogar o cards de general, os baralhos com 100 cards, 40 pontos de vida, etc. Você pode ler as regras completas em inglês aqui em um dos fóruns especializados nesse tipo de variação, mas a seguir também vou colocar a compilação das regras em português.

E por que é legal?

Visto que esse era um ambiente voltado mais para a diversão do que a competição, um dos juízes aqui do Brasil, conhecido como Henrique “o” Amigo, postou numa lista de discussão dos juízes sobre esse tipo de baralho e as regras, e obviamente, sendo o grupo de juízes um bando de desocupados e ruins de Magic, todos partiram para montar seus baralhos e eleger seus generais e começar a discutir sobre isso.
E como toda boa diversão isso leva a novas mudanças e novas evoluções no jogo.
A idéia por trás disso não é necessariamente a vitória, o fato da maioria dos juízes jogar o mesão, ou seja mais de dois jogadores na partida, o EDL mudou sua nomeclatura para EDH, colocando o H de Highlander. Sim o tal Highlander do filme, onde só pode haver um. Os juízes se matavam até que apenas um sobrasse para contar o final da historia do filme.
E ontem mesmo, conversando com o Leit, ele me disse que no ultimo dia do evento, depois de tudo terminado, ele o Jaba e mais outro jogador, passando pelo lobby do hotel perceberam quatro ou cinco juízes, todos L5 ou L4 mais o Sr. Richard Garfield jogando uma mesa de EDH, com decks temático bem estranhos e completamente for fun, com cards inventados por eles, cards de um só bloco, entre outras bizarrices muito legais. Ou seja, eles mesmos criaram uma regra interna dentro do EDH.

Obs: Fato curioso que o Leit (top 16 do mundial) contou. Ele e o Jaba (Campeão do mundo em 2002), são conhecidos entre os juízes, ai ao pararem para observar a partida dos juízes logicamente chamaram a atenção. Um dos juízes L5, ou seja um dos cabeças de regras, olhou para eles e perguntou “Olá, algum problema?” e o Leit espertinho logo respondeu “Não, nada não, só estamos aqui olhando para ver se vocês precisam de alguma ajuda com as regras, posi qualquer coisa estamos aqui” e depois da resposta todos os juízes rolaram de rir com a tirada de nosso jogador.

De Volta ao EDL ou EDH

Como todos os outros juízes da lista eu também montei meu baralho. As partidas que pude jogar me mostraram que eu precisava de algo mais, já que por mais que gostasse de simplesmente jogar Magic, eu também queria de vez em quando ganhar. O ego fica bem mais feliz com essas vitórias esporádicas. Desmontei o que eu tinha feito antes que tinha o Gaddok como general e parti para a ignorância e montei um LD (ou seja Land Desctruction). Com a Domain para providenciar os cards, ficou muito mais fácil montar algo absurdamente forte. Duals, fetchs, tutores, muitas coisas legais e caras também.
Como eu sei que pouca gente tem o acervo que eu tenho disponível e ouvindo os jogadores comentarem sobre as partidas que eu jogava e mais algumas idéias fornecidas, por exemplo, pelo Robina, decidi fazer um evento na loja de EDL. A grande reclamação eram justamente do fato dos baralhos serem muito caros. Ai eu pensei e seu eu fizesse um evento T2? Mas um evento um pouco mais sério, com inscrição, premiação, mas se valendo do mesmo espírito do 0,19c? E depois de tudo isso, lá vai: EDL T2, sim, um EDL T2. Como para se montar algo competitivo Legacy ou Vintage ficaria muito caro para os jogadores resolvi dar uma diminuída no poder dos cards e incentivar a inventividade do povo restringindo apenas as coleções a serem usadas.
Temos apenas 36 Lendas em forma de criaturas no Magic T2 atualmente e são elas: (o código na frente significa a cor e estão em inglês)

U - Ambassador Laquatus
U - Arcanis the Omnipotent
B - Ascendant Evincar
R - Ashling the Pilgrim
B - Ashling, the Extinguisher
W - Brigid, Hero of Kinsbaile
WR - Brion Stoutarm
W - Cho-Manno, Revolutionary
WGB -Doran, the Siege Tower
WG - Gaddock Teeg
WGBRU -Horde of Notions
R - Kamahl, Pit Fighter
BRG - Kresh the Bloodbraided
B - Maralen of the Mornsong
WRG - Mayael the Anima
G - Mirri, Cat Warrior
G - Molimo, Maro-Sorcerer
BG - Nath of the Gilt-Leaf
UB - Oona, Queen of the Fae
B - Phage the Untouchable
UWG -Rafiq of the Many
WRGBU - Reaper King
W - Reya Dawnbringer
G - Rhys the Exiled
WG -Rhys the Redeemed
RG - Rosheen Meanderer
BG - Sapling of Colfenor
URB -Sedris, the Traitor King
WUB - Sharuum the Hegemon
R - Squee, Goblin Nabob
BU - Sygg, River Cutthroat
WB - Sygg, River Guide
U - Vendilion Clique
RB - Wort, Boggart Auntie
GR - Wort, the Raidmother
UB - Wydwen, the Biting Gale

Dá para ver que são poucas. Bem, então quem sabe se eu liberasse as lendas de qualquer edição, mas os cards de suporte seriam T2? Pronto achei a fórmula mágica. Há!
Bem, vou colocar um link do blog da Domain, assim as regras ficam mais claras lá também.

Link para o blog da Domain clique em qualquer parte dessa frase aqui!

Mas apenas um campeonato não seria muuuuito legal, então resolvi mudar um pouco e vou fazer: UMA LIGA!!!!!! Sim, uma liga, a ser realizada na loja. As regras serão postadas semana que vem no link ai de cima! Fiquem de olho! Mas já vão pensando em seus baralhos. Temos muitas lendas disponíveis, aparentemente são 419 disponiveis. Sim, algumas horríveis, tais como o nosso simpático “cagão” Norin, mas também temos algumas como Intet, Darigazz e tantos outros dragões. Clique aqui para ir para a pagina da wizards, o gatherer, onde mostra todas as lendas que existem.

Regras de EDL ou EDH para os eventos na Domain:

- O baralho deve conter exatos 100 cards contando com seu general.
- Os cards contidos em seu baralho devem ter apenas símbolos de mana da cor de seu general. Splits, Hibridas e cards com habilidades coloridas diferentes também seguem essa regra. Símbolos de mana apenas os que constam em seu general. Isso faz com que por exemplo a lenda Bosh, Golem de Ferro permita que você use cards vermelhos, e apenas vermelho, já que no corpo do texto dele há o símbolo vermelho.
- Seu general pode ser qualquer uma lenda do magic, mas os outros cards do baralho devem ser das coleções que compõem o T2 atual. Lorwyn, Alvorecer, Pântano Sombrio, Entardecer, Fragmentos de Alara e Décima Edição.
- Cada jogador começa com 40 pontos de vida e com seu general removido.
- Não há cards banidos ou restritos.
- Só pode haver uma cópia de cada card, com exceção dos terrenos básicos, em seu baralho.
- Se um general causar 21 pontos de dano de combate um oponente, aquele jogador perde o jogo.
- As partidas são disputadas em um único jogo, sem side e com um mulligan free, ou seja, uma vez por jogo o jogador pode dar seu mulligan sem diminuir em uma carta em sua mão.
- Você pode jogar o card de seu general pagando seu custo, como uma criatura normal, mas caso ele seja colocado no cemitério vindo de qualquer lugar ele é removido do jogo. Você pode refazer a magica do general quantas veze você quiser, mas para cada vez que ele deixou o jog, se ele estiver removido você deve pagar o custo de mana + 2 manas incolores para cada vez que ele foi removido.

Bem, ai ficam os primeiro passos para a Liga EDH Domain. Vamos ver se funciona. As regras para o evento serão postadas depois (provavelmente segunda feira) no blog da domain.

Isle War continua
(ou também - Como a wizards roubou alguns cards meus!)

Para quem me conhece na loja sabe que venho montando essa coleção a pelo menos dois anos. E durante esse tempo é obvio que alguns cards acabaram sendo alterados desde aminha concepção até a finalizaçoa do mesmo, essas mudancas ocorreram tanto pelo meu entendimento de que os cards estavam ou fortes de mais ou fracos demais, ou foram alterados por que a wizards lançou o card real antes. É, essas coisas acontecem, e um desses exemplos é esse meninão ai do lado.

Inicialmente eu criei dois cards que interagiam bem um com o outro. Um dos cards iniciais era assim:

1BB – Feitiço: Remova do jogo o card alvo de uma cemitério. Procure no grimório do dono daquele cards por suas cópias e as remova de jogo.

Eu tentei balancear o cards fazendo-o um mini Ecos Persistentes, mas logo em seguida a Wizards me lança a ignorância do Extirpar. Instantânea, apenas uma mana preta e incouteravel. Nice! E eu achando que era para fazer as coisas balanceadas!! uhauhauha

No final das contas fiquei com apenas um card da maneira que eu queria! Mas que me deixou orgulhoso de cria-lo.

A coleção tem um forte apelo de cemitério que eu pretendo explicar mais para frente, assim como o bloco de Odisséia, mas o meu é um pouco mais conectado com o tema! Há!

Até a próxima quinta!

3 comentários:

Leandro disse...

EDH.. o que será que minha mente doentia ira fazer agora mwuahahuha,

Mais um evento com selo de garantia do FOX. Acho que só de poder jogar contra o Henrique ou contra você num campeonato já é uma coisa muito legal.

Ricardo Mattana disse...

MUITO BOA essa história do Leit. O que eu mais sinto falta nos blogs são essas histórias de bastidores e de viagens que sempre rendem ótimas risadas.

O Jaba mesmo, que já viajou infinito, deve ter várias para contar.

De resto, boa sorte com a nova Liga Fox. Suas idéias são sempre hiper criativas.

Abraços!

RoMeRo disse...

gostei dessa ideia do Thorgrim...

sorte pra vc fox ae!!

e podz cre,o extirpr e o card + apelao..
e do otro mundo!
boa ideia do EDH!!
continua ai!