quinta-feira, 26 de março de 2009

Você vai jogar o nacional 2009?


Eba, os regionais estão ai!

Olá, bem vindos a outra quinta.
Essa época do ano acredito ser a mais movimentada em nosso pais e com isso não só as lojas ficam cheias de gente, treinando e comentando. Fóruns como a Ligamagic, o Mol, ligas on-line do MWS ficam abarrotadas de gente na esperança de alcançar uma tão sonhada posição entre os melhores do país, através dos campeonatos Classificatórios para o Nacional 2009.
Mas por que são tão importantes os Classificatórios? Bem, antigamente eles eram chamados de regionais. Eventos de grande porte que atraiam jogadores de diversas partes (normalmente do estado) dispostos a lutar por uma vaga para o nacional daquele ano. O termo regional mesmo não existe mais, ao menos no Brasil, como tudo no mundo, o marketing é importante e a Wizards resolveu mudar, já faz uns quatro anos o nome desses eventos. Agora os chamamos de Classificatórios para o Nacional. Bem, nova “pomposidade”, mesmo evento.
O termo regional à mim ao menos, remete ao termo “rivalidade”, e que permeia muitos esportes e eventos culturais numa disputa, muitas vezes, ruim para se alcançar um objetivo.
Então, por que os então “Classificatórios” são tão importantes e queridos pelos jogadores de Magic de nosso país. A principal razão eu acreditava ser realmente as vagas para o Nacional. Afinal de contas, boosters ou prêmios não são importantes, quando o nacional permite que você vá para o Mundial e possa ser o melhor do mundo. Mas com o passar dos anos, percebi que é algo além disso, tudo bem que ser aclamado com "O" melhor do mundo deve ser muito bom para o ego. Jabá que o diga hehehe.
Os Classificatórios então podem ser colocados na realidade como a grande chance dos jogadores, todos eles, se colocaram em cheque contra suas próprias capacidades. Como são eventos premiere (com muita premiação), com valor K bem alto e com jogadores das mais diversas regiões, os jogadores se vem contra a parede sendo colocados à prova, contra todos e contra tudo, tendo apenas seus conhecimentos sobre match-ups, baralhos, treinos e controle mental a seu favor.
Parece até bobeira pensar que o objetivo de um Classificatório seja apenas a tal vaga, pois eu vi muitas vezes que o mais importante mesmo é ao se ganhar de um adversário, se levantar da mesa e pensar:

- Eu ganhei por que me preparei melhor.

É aquela massagem no ego ao saber com definitiva certeza de que você é o mais bem preparado. E, esse sim, me parece o objetivo, ser reconhecido com tal por seus pares.
O significado da vitória eu acredito, ao menos para os jogadores, não é necessariamente estar um passo mais próximo da final e das vagas, e sim saber que todo o treino e conhecimento acumulado foi feito certo e deu certo no final das contas.
A cada ano eu sempre percebo que há um jogador que desponta nos Top 8. E não porque ele seja simplesmente bom no que faz, mas sim porque ele é constante, batendo sempre na trave, mas mesmo assim constante.
No magic, conforme aquelas conversas bobas de loja, existem três fatores a serem considerados quando alguém joga: estar com o baralho certo, ter a capacidade nata de jogar corretamente e ter sorte.

Um jogador bom pode perder simplesmente por que não tem sorte. Isso ocorre. Zica, flood, bad draws, top decks de adversários, isso tudo faz parte do que pode ocorrer por causa da sorte. Mas quando ele compensa essa “falta” de sorte, com qualidade e treino, sabendo sobre o ambiente, ele se torna então um jogador regular de Top 8.
No ano passado pude notar, por exemplo, o Robson Toneto, conhecido também como Bones entre os jogadores mais competitivos, ele jogou regularmente, todos os eventos classificatórios, com o deck de Fadas UB. Fez 400.000 top 8, e perdeu todos, mas acabou se classificando. Tubo bem que apenas no Free-for-all na Devir, um dia antes do nacional e com um deck de kithkins.
Seus oponentes não eram ruins, e a maioria tinha mérito suficiente para ganhar do Bones, mas o fato de ele estar constantemente no top 8 era um sinal claro de que ele ou se desconcentrava ao chegar no top 8 e com isso errava ou ele simplesmente não tinha sorte.
Há outros exemplos.
Uns dois antes foi a vez do Marcio Vasconcelos, conhecido com “Dick”. A mesma coisa.

Ele jogou infinitos Classificatórios e acabou conseguindo sua vaga com um BW (da época de Ravnica + Campeões) no último evento da Domain (quando ela ainda estava em Pinheiros).
A satisfação que sinto, ao ver um jogador desses se classificar é imensa. É sabído e notório que juízes, sejam eles de que espécie que for, de futebol, do judiciário, de Magic, devem ser imparciais. E de verdade eu sou, ao menos no momento de explicar sobre uma regra ou aplicar uma penalidade. Mas lá no fundo a gente sempre torce por alguém.
Pode ser um amigo, um conhecido, um bom jogador. A gente sempre esta torcendo.
E no meu caso, como praticamente todos os jogadores me conhecem e muitos são meus amigos, eu não costumo torcer por um jogador especificamente por ser meu amigo, mas sim por que acredito que ele mereça aquela torcida extra.
Não torço contra seu oponente por isso é ser parcial, mas torço por um bom jogo. Justo, e que o melhor realmente vença.
Muitas vezes presenciei durante os Classificatórios, péssimos jogadores, não só no quesito “jogo” em si, mas como pessoas, ser darem bem e conseguirem as vagas desejadas. Eu pelo menos não acreditava que era justo que aquele indivíduo deveria estar em um evento tão significativo quanto o nacional, sendo a pessoa que ele era. Mas fazer o que? Como a nossa opinião, a exceção do Oscar, não faz ninguém ganhar ou perder, normalmente não me pronuncio sobre preferências. Se eu não gosto pessoalmente do jogador, não deixo que isso interfira diretamente em meu trabalho como juiz pois ai eu estaria cometendo uma grande injustiça, mas não posso evitar de acreditar achar injusto um cara que não merece estar ali, a isso não posso evitar.

A Domain fará dois eventos essa ano. Para saber quais são visite a pagina da devir com as datas:


Link aqui para informações


Pedimos 8 ganhamos dois dia 5 de maio e 24 de maio. Acho justo, ainda mais com o número de jogadores comentando e elogiando sobre a ótima distribuição de vagas pelo Brasil inteiro. E olha que muuuuita gente vem criticando a organização do magic no pais. Ela mudou. Isso é fato, e conforme eu já postei no fórum da ligamagic, mudou para melhor. Ocorreram certos problemas que foram inevitáveis. Mas eu acredito piamente que esse ano, se não ocorrerem mais contratempos fora do controle, 2009 será o ano do Magic Brasileiro.
Estou participando ativamente da organização do GP SP, e tenho ótimas expectativas para o evento. O local não está fechado ainda pelo menos (ainda não decidido oficialmente, então pessoas, ainda não fechamos com lugar algum!!!), mas todas as opções são ótimas podem acreditar.
Muita gente não gostou do que ocorreu no PTQ Honolulu em SP.
Pessoas, é uma nova era na organização do magic. Pode ser que particularmente você não tenha gostado pois se sentiu prejudicado, mas mudanças são necessárias para que o magic como um todo melhores, e não da para simplesmente acelerar dos 10km/h de antes para os 120 km/h que todo mundo deseja em tão curto espaço de tempo.
Peço a todos calma pois mudanças estão ocorrendo, e esperemos que sejam para melhor para todos. Isso não significa que vocês não devam reclamar por mudanças. Vocês são os maiores interessados e devem continuar com os questionamentos e cobranças, nós acertando ou errando. As vezes deixamos passar algo, simplesmente por que estamos sobrecarregados com inúmeras tarefas e não damos a devida importância a um item que muita gente se deu conta que faltou.

Quanto aos Classificatórios, espero que esse ano eu possa torcer por mais alguém, que no meu entender ele seja um novo e saudável jogador, com potencial e capacidade para se tornar mais um na altiva lista dos convocados ao Nacional 2009. Já torci por outros jogadores também, mas como a lista é meio grande, bem pessoalmente eu digo!!!eheheheheh
Para mim, foi ontem que colocamos 128 jogadores em dois eventos muito bons em nossa loja, a Domain, com troféus, camisetas e uma grande e organizada festa.
È muito bom que tenhamos organizadores por todo o país tentando realizar eventos “show” (Não é Ertai! eheheh) e que perceberam que não só o orgulho de montar um evento desses dando certo mas também o retorno que ele permite. Se não em dinheiro, mas em prestigio para as lojas e para seus organizadores.
Esse ano eu tenho certeza que as lojas que se inscreveram e tiveram interesse em realizar esses eventos vão a cada nova edição aumentar seu raio de ação e desenvolver novas mecânicas que outros organizadores também poderão utilizar para crescer e fazer o magic crescer. As coberturas on-line estão se popularizando, quem sabe todas as lojas não começam a produzir peças mais bem produzidas de seus eventos.
Todo mundo quer aparecer bem na fita!
Para ver o ultimo "coverage" dos Classificatórios da Domain dem uma olha aqui!

Conto com a participação de todos, se assim for possível para tornar algo já muito legal em algo incrível.
E que venham os Classificatórios 2009.

Regra de Lei

Existe um novo blog no ar voltado aos juízes do país. Não necessariamente apenas para eles, mas que está voltado ao mundo das regras e seus labirintos nimbosos. O espaço é aberto a perguntas e artigos relacionados à organização de eventos, juízes, dci repórter, cadastro de jogadores, regras sobre campeonatos, ou seja, tudo aquilo que é sempre bom saber e muitas vezes não temos a quem perguntar.

Abraços a todos
Fox

3 comentários:

whyzack disse...

Bom , sou novo por aqui mas estou realmente interessado em começar a participar de torneios. Não por agora, pq ainda não me sinto preparado pra isso, mas quem sabe ano q vem eu não participe dos regionais? Triste mesmo foi ver q não haverá aqui em Belo Horizonte um (ou pelo menos ainda não foi colocado no site da devir). =/

Ricardo Mattana disse...

Belo texto Fox!!!

Eu estou muito animado para essa temporada de Regionais e estou me dedicando como nunca me dediquei antes ao Standard para conseguir minha vaguinha novamente.

Esse ano TEM que dar certo.

Espero que o povo se anime e role outros coverages para esses eventos tão grandes e importantes para o Magic no Brasil como são os Regionais.

Boa sorte com a organização dos 2 Regionais que a Domain irá fazer.

Anônimo disse...

Fala Fox!!
Muito bom o post mesmo! Os Classificatórios são os torneios que mais movimentam mesmo e apesar das pedradas anuais no final da temporada eu fico feliz em saber que no geral foi tudo muito bem, que a maioria saiu feliz e todos aguardam o Nacional.
Só adicionando informação, antigamente usamos os termos Regionais pelo apelo que você falou. Em 2004 quando algumas coisas no OP do Magic foram definidas para o Brasil foi definido que aqui não seria feito mais Regionais e sim Classificatórios. Os Regionais ainda existem e acontecem todos os anos nos Estados Unidos, é apenas um final de semana aonde em varios lugares acontecem os Classificatórios para o Nacional tudo ao mesmo tempo. Pro Brasil optamos por fazer os NQTs (National Qualifiers Tournaments) pois esta sendo melhor pros jogadores ter varios torneios ao longo de dois meses para jogar e ganhar a vaga para o nacional.
Parabéns pelo Blog, leio toda semana quando venho atualizar o meu e assim quando me colocar como colaborador do Regra de Lei eu posto por lá também!!

Abraço!