quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Os filhos pródigos à casa retornam...



Para aqueles que têm alguma vontade em escrever num blog e ficar conhecido por tal façanha, vou avisar: é difícil. Sim é difícil. Mas o difícil não é escrever em si, e sim saber exatamente sobre o que escrever. Qual tema é legal, por onde começar, qual melhor imagem para expressar exatamente aquilo que queremos mostrar, entre tantas outras decisões anteriores necessárias a serem tomadas antes de definitivamente escrever o texto.
No meu caso eu escrevo sobre o que eu bem entender. Afinal de contas, o blog é meu e eu falo o que me der na telha. Limitado apenas pelo assunto que eu próprio escolhi. Que nesse caso é sobre Magic. Tenho que pensar em como expressar um ponto de vista sobre algo que também tenho vontade que outras pessoas leiam e se pelo menos não concordem, que sintam vontade de comentar ou criticar. Vixi!!! Que complicado, assim até parece que é um fardo escrever num blog.

É nada.
Pelo contrário.
É bem legal.


Mas para exemplificar o fato de sobre o que escrever, vou contar rapidinho como veio a idéia de escrever sobre o tema de hoje. Bem, estou de férias. ISSO sim é bom. Não ter que pensar em nada, fazer apenas o que agente gosta e na hora que a gente quer. Certo?
Errado. Bem, pelo menos em meu dicionário a palavra férias significa:

Férias – Intervalo de tempo para resolver “pepinos” que durante o período de trabalho são impossíveis de se resolver.

Assim são minhas férias. Tudo bem, até que consigo descansar um pouco, ir a um barzinho, assistir filmes tanto no cinema quanto no DVD. Mas no fim das contas, tem sempre aquele banheiro para consertar, aquela conta para pagar, aquele filho para cuidar. Sim, férias mesmo, eu acredito que ninguém tira quando da o tempo.
E no meu caso não é diferente. A gente sempre consegue tirar aquele tempinho do mundo para cuidar da gente mesmo. Ótimo. Que maravilha. Mas isso me levou a minha questão diretamente. Bem, se minha “coluna” é sobre Magic, e se estou de férias, me veio a pergunta: Sobre o que exatamente vou escrever se estou de férias e longe do Magic?

Estava eu no sofá, totalmente largado, assistindo TV com a esposa, nessa última quarta feira e perguntei para ela:

“Sobre o que vou escrever no blog amanhã se não tenho acompanhado nada sobre Magic.”

Eu tinha viajado com a família e ignorei completamente o mundo do Magic nesses dias. Não sabia nada do spoiler sobre Conflux, não sabia de campeonatos, não tinha falado com ninguém e nem mesmo tinha acompanhado se meu blog havia recebido algum comentário ou não.
Bem, eu estava completamente por fora.
Pronto, ai iluminou-se minha mente, e eu mesmo encontrei a resposta. Esse seria o tema da nova postagem.

Aha!!!!

A providência é a mãe da preguiça. Ou pode-se dizer que se Maomé não vai até a montanha a montanha vai até Maomé.

Isolamento Temporal

Quando eu percebi que eu estava isolado do Magic, mesmo que por alguns dias, eu me dei conta do sentimento que eu já havia sentido antes quando em alguns momentos de minha vida eu preferi deixar o Magic de lado e me dedicar a outras coisas que considerava mais importante. Se você nunca passou por isso, prepare-se, pois um dia você ira passar. Inevitavelmente você parara de jogar Magic.

Magic pode ser comparado a um vício saudável como correr, jogar bola ou sair com os amigos. Pois simplesmente ele é muito bom, interessante e não faz mal. Ao contrário, até hoje não vi nada que desabonasse alguém a jogar Magic. (fatos religiosos não cabem aqui)

Algumas vezes larguei o Magic para cuidar de assuntos particulares, ou por que estava de saco cheio mesmo (empapuçado é a uma palavra melhor) ou por que o Magic entrava em conflito com algo que naquele momento eu devia me dedicar mais completamente. Magic nunca foi ruim na minha vida, nunca atrapalhou meu lado social nem pessoal. Muito pelo contrário, ele me trouxe grandes amigos e inclusive um padrinho de casamento.

Mas tem aquele momento que todo o universo do Magic enche. Magic de mais faz isso. A gente tem vontade de sair daquela mesmice. Já vi muitos largarem o Magic pelas seguintes razões:

- Casamento / Namoro
- Outro jogo (Counter Strike, Mage Knight, Pokemon, RPG, etc)
- Dívidas
- Faculdade ou Estudos em geral
- Viagem

Lá em cima vai constar uma enquete sobre isso, por favor respondam!!!!

Bem, no meu caso, como eu tirava um sustento legal com o Magic, a decisão de largar-lo era sempre muito bem pensada antes. Afinal de contas, meu estilo de vida era baseado nos meus ganhos. A primeira vez que larguei o Magic foi quando passei em um concurso público.
Até eu me adaptar a nova rotina eu decidi que venderia tudo e mais para frente veria se era possível conciliar o serviço publico com o Magic ou pelo menos com a vida de Juiz.

(Des)serviço Público

Só podia ser piada, eu nunca devia ter vendido tudo, afinal de contas, o serviço publico não é bem um serviço. Então não ocupava muito do meu tempo. Sério. Sério mesmo. Quem quiser pode e deve se dedicar, mas quando você percebe que estáa rodeado de pessoas que não querem trabalhar, não hácristão que não se desmotive. No meu caso foi exatamente isso. Tanto é que continuei a trabalhar metade do dia em algumas lojas enquanto estava atuando firmemente no serviço público. Nada contra, mas para quem quer trabalhar mesmo e desenvolver uma carreira, procure o setor privado, pois o publico não dá.

Novamente Concursado

Voltei ao Magic e continuei a freqüentar algumas lojas, mais pela farra do que pela grana. O ambiente me era querido e as pessoas também. E sempre que eu podia dava uma espiada na internet sobre o que rolava.
Até o momento que decidi voltar a vender cards. Eu apitei um evento. Era um evento conjunto de jogos de computador que o Eduardo Terranova promoveu junto com a Cyber (acredito eu) e que ele resolveu juntar com Magic pois ele acreditava que faria algum sucesso. Naquele dia eu fui chamado por ele e outros juízes para ajudar no evento. Mas chegando lá a adesão dos jogadores foi tão pouca que eu desisti de apitar e peguei um baralho emprestado e fui jogar.
E não é que consegui uma boa colocação. Tão boa que ganhei uns boosters, e como ninguém ali queria comprar os pacotinhos levei para casa.
Bem, como todo mundo eu sou bem curioso e resolvi abrir um pacotinho só. Para relembrar como era fazer isso. Para acelerar o processo, não resisti e abri todos os 18 boosters.
E como não tinha serventia para isso decidi ir até uma loja e vender o conteúdo deles. Na época a loja mais perto de minha casa era a Shinozaky, na liberdade. Lá encontrei o pumba, Sandro milito e o tick. Pronto, danou-se tudo, conversa vai, conversa vem e dali em diante eu comecei a mexer novamente com cartas.
Comecei a trabalhar na comics em São Caetano do Sul e quando passei em um novo concurso (agora para professor) decidi por vender tudo e lecionar.
Ledo engano, logo eu vi que aquele mundo de provas e alunos não era para mim.

Give it up, give it up, go, go, go

Dali para frente, eu já havia desistido mais duas vezes de trabalhar e jogar Magic, casamento e outro trabalho foram as motivações principais. Mas virava e mexia eu sempre entrava em algum site sobre Magic, algum fórum e lia as novidades. Era como se constantemente eu tivesse a sensação de estar perdendo algo. Deixando escapar alguma informação legal sobre o jogo. Alguma noticia arrebatadora. Imagine-se retornando ao jogo depois de algum tempo e descobrir algo que, para nós constantemente informados, é completamente novo. Por exemplo, os planinautas.
Perder a novidade da coisa.
Parece meio loucura, mas só me entenderá completamente algum que efetivamente que largou o jogo por algum tempo.
E foi justamente isso que me ocorreu ao estar sentado no sofá com minha esposa. Estar longe desse universo que tanto gostamos é estranho.
Não saber em que passo esta o universo do Magic. Não saber que as “cartinhas” já viajaram por planos metálicos (Mirrodin), planos tribais (Investida e Lorwyn), não ver o nascimento dos planinautas, não ver novos tipos de mágicas (arcanas em Kamigawa), não testemunhar a vitória do PV, do Jaba, do Willy, enfim de todos os brasileiros. Não saber quem é o campeão nacional, o ícone de uma geração de novos jogadores. Mesmo quando eles as vezes não parecem merecer o tal título.
Perder tudo isso, ou a menos não saber o que estava ocorrendo não faz nosso estilo.

Um mundo a parte

Magic é realmente um universo em si mesmo. Um universo que nós nos acostumamos a gostar e a criticar quando alguma noticia bombástica é revelada. Um universo nosso, e muitas vezes só nosso, onde pais, irmão, alguns amigos e até alguns conhecidos próximos não tem a mínima idéia sobre o que se trata.
E mesmo sabendo que existem neste exato momento dezenas de milhares de jogadores iguaiszinhos a nós, temos ainda a impressão de que somos poucos e que nosso nicho de diversão e amigos esta reservado para nós quando resolvermos voltar, mesmo que muito tempo já tenha passado.
É como o lar. Em que não só queremos saber de tudo o que acontece, mas que também precisamos saber.

Quantas pessoas em fóruns espalhados por ai não afirmam:

“Eu não jogo mais, mas continuo acompanhando através do fórum

Isso não é simplesmente vontade de jogar. Isso é algo que cresce dentro de nós e se desenvolve. É como um pequeno token que nunca parece querer ir embora. Ele sofre algumas tentações, mas eventualmente todo mundo que tem acesso a algum PC seja no trabalho ou em casa sempre digita no Google:

Magic: the gathering

E quando abrem-se as paginas aparece um sorriso, de quem esta voltando para casa.

Até a próxima quinta!

8 comentários:

Anônimo disse...

Mtu dhora o assunto, vivo refletindo sobre isso, as vezes o que faz desistir do magic é a namorada achando q vc é um retardado q vive em outro mundo ou que vc da mais atenção ao magic do q a ela, mais é claro q se eu fosse jogar bola ou qualquer outra coisa ela também reclamaria.

o outro fator é os estudos muitas vezes deixei de tirar 10 p/ tirar nota 7 e passar de ano raspando, isso porque faltei p/ jogar um friday e perdi a aula de geometria

Uma coisa que pesa também é que as coleções lançam muito rapido agora. entao se vc nao esta ligado nos spoilers ou no ambiente, em 4 meses vc consegue perder muita coisa.

Anônimo disse...

OBS : AS VZES EU MANIPULO A ENQUETE
nos dois pcs la de casa e nos 3 do trabalho

Anônimo disse...

eu e magic entrou em hiatus indefindo algumas vezes, ora por divida, ora por sacocheismo, ora por música.

grande blog

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acho que faltou o fator trabalho. Muitos deixam de jogar o famigerado Magic para se dedicar a suas carreiras ou ganha-pão.

Quanto as namoradas, creio que se ela se preocupa mais com o teor das suas atividades, tendo-as como "de criança" ou "de nerd", quando ela deveria perceber que não é mais do que um Hobby saudável como jogar futebol, por exemplo, onde existe o treino e a competição. É uma maneira superficial de julgar quem você deveria gostar.

Ualfire disse...

Muito bem escrito Fox!
Muito do que você escreveu reflete alguns de meus próprios sentimentos!
É por isso que, mesmo não jogando, vira e mexe apareço lá na Domain, só pra ver o pessoal das antigas, como você, o Tick, o Jogi, Alemão, até mesmo o Pumba! hehehe
E até mesmo fazer novos amigos.
Assim o ciclo se perpetua...

RoMeRo disse...

fox, otima postagem ae!!
hahahaha,nao imagino o fox de professor!!

entao, voltando ao assunto(=D),meus amigos sempre vivem enchendo o saco pq veu jogo, e mesmo minha mae fla q eu jogava bastante, + agora eu dei uma diminuida, td bem q eu tenho 12 anos(hahah),mais agora ela libero bastante pra eu ter liberdade pra ir na domain, desde que ela qra me levar ou alguem me leve!
otra parte e o dinheiro, pela minha idade acho q gastar 500 reais pra monta um deck, e MTUUUUU dinheiro pra mim!
tento balancear entre escola e outros/mtg, mais qse nunca da certo pq é eu chegar em casa,ligar o PC e MWS!!HAAHAHAH!

Anônimo disse...

Parabens!
Gostei muito do blog e foi um assunto muito legal, acho que é a sensação que todos jogadores tem. Nunca parei de jogar nos 4 anos que jogo, eu tenho o pensamento de que se eu parar eu vou ficar tão perdido que não volto a ser competitivo denovo, mas é coisa de momento :P