quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Magic é realmente caro?

Olá, vim aqui hoje para defender o magic. Sim, defender. Ultimamente tenho ouvido e lido muito sobre o fato do magic ser um jogo de elite; que é caro; que está ficando impossivel de jogar; blá, blá, blá.
Não concordo, nem um pouquinho.
Magic pode ser um jogo caro.
Pronto, ai sim a frase fica correta.

Sabe por que o magic é barato.
Deem uma olhada.

4x Choque (R$ 10,00)
4x Fagulheiro (R$ 1,60)
4x Estocada Ardente (R$ 1,60)
4x Gigante da Colina (R$ 0,80)
4x Goblin Enfurecido (R$ 3,00)
4x Goblin Toboganista (R$ 3,00)
4x Comando de Skirk (R$ 0,80)
4x Punção Explosiva (R$ 4,60)
4x Machado de Lava (R$ 3,00)
4x Elemental do Relâmpago (R$ 0,80)
20x Montanhas (R$ 0,15)

Valor total conforme preços da Magic Domain: R$ 32,00.

Bem, é o melhor deck do mundo? Não. Mas se você tiver pelo menos uns 4 ou 5 decks desses decks diferentes, bem você gastou menos nesses cinco baralhos do que gastaria em uma bola de futebol de boa qualidade. Não digo nem uma profissional, do tipo Umbro, Penalty ou Nike. Me refiro a uma bola simples mesmo, mas de boa qualidade, de couro.

Muita gente reclama que os preços dos cards estão altos, bem, levando-se em consideração o fator competitividade e não diversão. Sim tenho que concordar que os preços podem estar altos.

Afinal de contas, pagar R$ 70,00 numa Lagoa Espelhada, sendo que você precisaria de 4 em seu baralho Qnt (quick and toast - um tipo de baralho atualmente bem competitivo) ficamos combinados que você vai gastar uma nota para monta-lo. O próprio fadas, o deck a ser batido no ambiente de campeonatos, não sai por menos de R$ 1.000,00.

Mas generalizar e dizer que o MAGIC é caro, é de maneira franca e criminosa, perpetuar uma idéia de que o Magic é um jogo de elite. Sabe por que não é? Por que para se jogar Magic você precisa de pouca coisa, praticamente só os cards e quem sabe um protetor, daqueles mais simples mesmo, para não estragar os cards no momento de embaralhar.

Agora eu desafio a alguem me dizer um jogo que custe, para começar a se jogar, sem ser de maneira profissional, menos de R$ 50,00?

Vou melhorar o desafio, me diga uma diversão diferente, que não seja conversar com a familia, visitar a avó ou passear com o cachorro que custe menos do que R$ 32,00. Lógico que alguém vai falar: Cinema, jogar bola, praia, cerveja, War, etc.

Para cada um deles eu digo:

Cinema: R$ 15,00 se você não for Estudante (o que hoje no brasil é uma raridade, nunca vi tanta gente com carteirinha de 1/2 entrada na minha vida!!!) e acaba em no maximo duas horas. Muitas vezes a gente se arrepende amargamente de ter comprado o ingresso para aquele filme (vide Austrália, com Nicole Kidman)

Jogar bola: só a bola tem preço médio R$ 35,00 (uma boa). A vantagem ai é jogar em qualquer lugar, mas vamos dizer nesse caso que é preciso de um campo, e o custo para uma hora varia quando dividido entre muitos jogadores entre R$ 20,00 e R% 30,00 por hora o aluguel. Sem contar uma chuteira, um uniforme, etc)

Praia: Pelo menos em SP, a gente tem que viajar... só de pedágio R$ 17,00. Tomar um sorvetinho, usar protetor solar entre outras coisas encarecem pacas o pacote. (ok, aqui tive que apelar, mas estou tentando defender o magic :-))

Cerveja: Dura menos que o cinema e 3 latinhas em qualquer lugar saem por R$ 10,00. E sinceramente eu mesmo não vejo muita graça já que a graça é não lembrar o que aconteceu na noite anterior.

WAR: edição normal R$ 80,00 (em lojas baratas), nunca mais você precisa comprar nada, mas logo, logo se perde os amigos devido as brigas que ele gera e também depois de um tempo, ninguem mais tem saco para jogar.

Bem, eu podia falar mais uma meia duzia de outras opções de diversão, de entretenimento, mas continuamente vou terminar falando. Magic não é caro!
Eu quero enfatizar isso, pois quando alguém começa a jogar, ouve muito disso de que na era pré-histórica do magic ele era mais barato. Tudo bem, se comparamos o magic de 10 anos antes com o atual, os card tops estão realmente mais caros.
Mas isso se deve basicamente ao crescimento do próprio jogo, da escasses de cards em solo nacional, a massa de novos clientes pelo mundo e a disseminação dos cards que exisitiam entre os jogadores do mundo. Basicamente, devido a especulação. Ao nosso bom e velho capitalismo. Mas isso só é aplicavel aos top cards, pois é possivel montar vários baralhos com custos mais baixos. Suas escolhas acabam ficando entre as comuns e as incomuns. Mas sinceramente.

E dai?

Bem, mas ai alguém vai dizer: " mas meu amigo sem graça e rico pode comprar tudo que quizer e eu nunca ganho"

Calma existe solução para tudo. Tal qual ao evento que eu montei para a Domain, onde exisitia um limite para ser gasto em cada card individualmente, o 0,19c você em casa pode fazer o mesmo.

Muitas vezes, alguém descobre a Domain, compra uns cards novos e legais e vai jogar com os amigos do bairro, do prédio ou de infancia. Como eu dou uma ajudada no baralho do sujeito na Domain, ele consegue comprar varios cards legais, por pouco dinheiro e volta para casa e literalmente surra os amigos.

Sempre vão perguntar para ele onde ele conseguiu os cards e tals, e como todo mundo gosta de se exibir ele vai dizer: numa loja de magic. Como se fosse uma descoberta arqueológica gigante, como descobrir um templo repleto de ouro ou um baú enterrado cheio de dobrões.
Ele eventualmente apresenta os amigos ao universo do magic e das lojas trazendo-os até a gente. E lá eles vão encontrar uma miriade de cards e pessoas. Descobrem que existem arquetipos de baralhos e ambientes. Ok, isso tudo é otimo. Mas aquele grupo não precisa partir para a competição. Se eles estavam se divertindo tanto antes, com tão pouco, por que partir para os baralhos de milhões de reais. Não precisa.

É possivel, se criar regras internas para que todos se divirtam sem ter que gastar tubos de $$$$.
Limitar o custo dos cards ou do total do custo do baralho são algumas soluções.

Imaginem se um cara do grupo de jogo resolve comprar um Garruk e gasta R$ 50,00 nele. Se o limite do grupo for R$ 100,00, por exemplo, ele terá que se adaptar e montar o resto do baralho apenas com os outros 50.

Eu mesmo sempre tento criar enventos na loja, que permitam que mais pessoas participem sem gastar muito dinheiro. A liga dos R$ 0,19c e agora a Liga EDH, estão voltadas para a diversão, para a continuidade do jogo, e não simplesmente o comércio. Ficar berrando que o jogo é caro não só não resolve, pois os preços não escutam nada do que a gente fala, como é capaz de assustar alguém quando esse pergunta quanto custa uma "figurinha".

É a mesma situação quando alguém fala mal de um lugar. Para elogiar de cada cem clientes um elogia e comenta com outros sobre como foi bem tratado. Agora para falar mal, um em cada cinco vão meter o pau e falar para o máximo número possivel de pessos o quanto ela sofreu na mão daquele lugar terrivel. Fazendo cara de dor e voz de coitada.

Assim é o mundo, a gente sempre presta mais atenção às coisas erradas do que as certas.

Sim, é bem mais legal jogar com um Colosso Camaleão e uma Bitterblossom, do que com um Gigante da Colina e um Refugio de Pégasso. Mas no final das contas, as pecinhas do war precisam estar em formato de soldado, tanque e avião, ou bastam aquelas bolinhas achatadas que a gente tanto ama invadir outro país.

Acho que é muito importante a gente promover as coisas quando elas são boas, sempre vai ter alguem reclamando, pois assim é o mundo, em que as pessoas discordam uma da outra. Viva a democracia. Mas falar que isso é assim ou assado, por pura falta do que falar ou só para aparecer na conversa acho errado.

Se a pessoa esta insatisfeita pois não tem dinheiro para trocar constantemente de baralho e quer jogar o tipo 2, ok, pode reclamar, mas reclame certo. Diga que não ganha bem, que não conseguiu dar sorte na vida e não que o Magic é caro.

Diga:

"Jogar competitivamente magic profissional é caro"

Pois se divertir com magic, o que muuuuita gente faz, não é caro não. e uma das minha preocupações ao encontrar com os pais de alguns clientes que vem na loja é de explicar que magic pode ser barato. Basta saber o objetivo que a pessoa esta buscando ao jogar magic.

Se divertir ou ganhar prêmios?

Se a sua opções é a número um, de uma olhada na enquete lá em cima e responda.

Abraços e até a próxima quinta!

6 comentários:

Ricardo Mattana disse...

Mandou bem no post Fox.

Realmente se você quer apenas se divertir com o jogo, jogar por jogar, sem pensar em T2, t4, decks a serem batidos e etc, você pode jogar Magic sem gastar quase nada de dinheiro.

Agora se você pretende entrar nesse universo de campeonatos, nem que seja um FNM, Magic acaba se tornando um jogo MUITO mais caro do que os outros.

Ou você ganha um patrocínio, monta uma equipe, torra toda sua grana do salário ou você vai literalmente ficando pra trás.

Cauê "Chineis" Hattori disse...

Ah, eu acho caro, mas não acho que você gaste, e sim que você invista.

Eu mesmo por exemplo, sou estagiescravo, mas consigo sustentar o jogo e guardar uma grana por mês ainda. Já gastei mais de 1000 reais em 3 meses... muito né? Mas consigo vender o que tenho por isso ou até um pouco mais. O fato de EU QUERER ter as cartas faz ficar mais caro, mas eu podia vender quase tudo hoje e ficar com um deck e recuperar mó grana. Ganhei alguns boosters, comprei algumas cartas que subiram de preço, essas coisas fazem eu ter um "lucro".

Até acho que se pode jogar de forma barata, como vc falou no meu post sobre ser um jogo de elite, eu me referia justamente a isso, só que meu post se dedica a ver exatamente o outro lado da moeda. :)

Anônimo disse...

Fox, post mto bom!
e concordo com a sua ideia de falar que o magic competitivo e caro, + na verdade um deck monowhatever, baratino, como o dali de cima, e mtu facil fazer!!
agora, pelo o q o thorgrim falou, se vc for joga um FNM, so pra vc faze um deck competitivo e caro!
(pelo menos pra mim)

mas enfim, o seu blog vem evoluindo cada vez mais, e expndo algumas ideias e pensamentos pra nos!


ah, e realmente, vc ajuda os garotinhos perdidos a fazerem um deck(como o meu antigo de fractius)

=D
vlw fox por ta ajudando a galera do magic a crescer no jogo!

Douglas Rodrigues disse...

Se o jogo ta caro
adote o deck dentista
protese no menino
ou vai me dizer que voce é profissional?
se é caro é sim
o Tennis é caro também
ja viu o preço de 3 bolinhas
e uma raquete?
tudo é caro
o C0.19 é a modalidade. Quero ver fazer Deck assim
Abraço

Fuzzy disse...

Hey Fox, que tal fazer um champs com limite de preço do deck?

Não 19c, mas tipo: Todo o deck tem que custar até 30 (?) reais.

Minha contribuição pra um Magic melhor.

André Dembitzky disse...

Gostei da idéia fuzzy, vou trabalhar na possibilidade! ehhe

Mas a premiação tem que ser grande para compensar o investimento do povo!

Mas vou estudar!

Quem sabe 0,19 Upgrade Edition!