quinta-feira, 13 de novembro de 2008

E o mundo se inicia na Quinta-Feira!

Bem, com meu dia livre para postar, decidi começar a escrever sobre o que eu sei, o que rolou e o que espero que vá acontecer no mundo do magic à minha volta.
"Não deve ser muito!" várias pessoas podem pensar, mas considerando o meu feedback e o universo de pessoas que conheço, sei que algo pode ser usado por outros para desenvolver técnicas sobre lojas, eventos e regras. Não vou usar esse espaço para falar sobre dúvidas. Isso muita gente já o faz, e com grande grande propriedade.
Meu objetivo aqui é distribuir conhecimento. Afinal de contas, deve servir para alguma coisa ser juíz de magic, trabalhar na maior loja/site de cards do país e conhecer TODO mundo que joga!

Começando a Semana
Como não dá para resumir os últimos dez anos de minha vida em uma única postagem vou falar somente da última semana. Com o passar do tempo vou colocando algumas observações sobre coisas mais antigas, e daí para frente será só alegria.

0,19c

Bem, para exemplificar a existência de forças ocultas no mundo à nossa volta vou colocar aqui a criação do evento que chamei de 0,19c e que a MagicDomain vai realizar no dia 29 de novembro de 2008.
Como na quinta-feira é minha folga, e desejando muito perder muuuuitos dos meus quilos extras decidi começar a caminhar cedo pela manhã pelos bairros próximos de minha casa. Há duas semanas eu comecei a andar e percebi que automaticamente me direcionva para uma parte do bairro cheio de ladeiras (e como eu odeio subir ladeiras quase que fui na direção contrária). Mas, como estava tranquilo o dia, sem muito sol falei: " que se dane vou por ali mesmo e pronto". Subindo por um caminho bem íngrime e cheio de casas de "Bizilionários" ao olhar para uma das casas pensei "porque não tento dar uma corridinha?". Justo eu que não corro nada, ainda mais em subida, mas com sigo meu instinto não deixei a preguiça dominar e comecei a correr.
Mas tão logo duas quadras terminaram decidi parar e tomar folego (realmente eu precisava muito daquilo, com diz minha mãe "botando os bofes para fora"), e foi quando de uma única vez, uma sequência de pensamentos invadiu minha mente nessa ordem:

19 + Campeonato + Carta Comum + Site + Diferente

Eu lembrei de uma conversa com o Leonardo Labruna, um jogador que está sempre na loja no FNM e que chegamos a discutir sobre a modalidade usada na Wirewood de eventos com cards comuns. E eu falei que achava que aquilo era só um ato deseperado de quem não tem jogadores nos eventos e quer atrair alguns mais. Usando a antiga formula pronta de eventos diferentes. Mas como a devir já tinha lançado moda com isso, achava besta.

Bem, em parte eu estava certo. Fazer um evento de COMUNS é sux mesmo. Desculpem quem gosta, mas é. Isso não faz nínguem pensar em novos baralhos ainda mais se as comuns disponiveis são quase as mesmas que todo mundo usa nos eventos standard.

No T2 Inexistir, Incinerar, Elfos de LLanowar, Fadas, Tritões, etc, etc. Com os tribais fica facil montar e não há desafio. O mesmo vale para o extended e o Vintage/Legacy. Rancor, Tempestade Cerebral, manaleak, contramagica, etc, etc

Delimitar por comum, acho meio brega, parece coisa de preguiçoso (não entendam isso com ofensa pois não o é, somente acho que é "fácil" demais).

Mas se eu criasse algo diferente, em que a delimitação da construção do baralhos fosse por outro fator. Como o valor por exemplo. Aí sim eu via vantagem. Faço os jogadores forfun se interessarem novamente em jogar algo divertido, os jogadores com rank poderiam participar visto que o eventos poderia ser Legacy e que não arriscaria o ranking deles e a Domain poderia criar uma base de clientes e ser a referência da pesquisa. Criando não só um nome e uma marca 0,19c (eu sempre acho que os nomes são as coisa mais legais) como a única fonte para a procura de cards. Já que outros sites não forneceriam os valores corretos.

Depois de esmiuçar o conceito, criar as regras, estebelecer o calendário... BUM!

E não é que os jogadores gostaram !?!

Foi uma surpresa imensa a minha quando o post na ligamagic estourou. Tudo bem, o site não tem a ferramente de busca necessária para separa o joio do trigo dos preços. Mas se procurarmos as raizes do magic, veremos que o "hunting" de cards foi esquecido com a difusão do netdeck. Adoro ficar olhando listagens de decks forte e vencedores dos PTs, GPs, PTQ, etc, etc, mas um dos aspectos que eu particularmente mais curto no magic é a montagem de baralhos. A infinidade de possibilidades. E no final das contas isso se perdeu.
Pode ser que eu esteja buscando uma desculpa para o site não ter a procura, mas também acho que isso é legal. E muitas pessoas curtem, e curtiram a idéia.

Quantos de nós não olhamos uma carta e dissemos "Nossa isso existe mesmo???"

Ontem mesmo na loja três habitues estavam dando garagalhadas e comentando enquanto procuravam em um dos PCs da loja, cards de R$ 0,19. ISSO é legal. Esse espírito de deckbuilding. Essa discussão. Eu lembro disso na época de Legado de Urza, na Merlin (uma das lojas que eu frequentava bastante) todo mundo falando sobre tal card, ou um efeito, desenho, etc. E que hoje sumiu devido às Spoilers sairem com semanas de antecedencia, desenhos, disucssões e até mesmo listas inteiras meses antes do lançamento da coleção (vide Conflux) .

Hoje isso se perdeu. E vendo aqueles rapazes "caçando" os cards para participar do evento, me encheu de alegria. Parecia que o mundo tinha dado um ginada e voltado a 1999.

Tudo bem, que depois de conversar com varios jogadores eu mudei meus planos e não vou fazer uma serie de eventos com o 0,19c. Mas já dei um up-grade na minha idéia e já tenho planos para fazer o negócio ficar mais legal ainda. Mas por questões de estratégia, hehehe, não vou comentar por enquanto.

Por enquanto é só, lembrando de mais alguma coisa eu posto aqui!

Até a próxima Quinta!

Um comentário:

Diogo Moraes disse...

Poxa Fox, que comentário infeliz sobre o formato de comuns. Recomendo a você experimentar alguns dos campeonatos pauper do mol e ver que não é anda disso de pré-montados ou pouca criatividade.