quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Conhecidos e Coleções

Bem vindos a mais uma quinta-feira. Hoje eu queria tratar de dois assuntos. Um deles já estava na minha cabeça e é sobre o fator “Coleção” do Collectible Card Game (CCG) a algum tempo e mas também queria conversar sobre ser conhecido no magic. O fator ser conhecido no magic surgiu apenas essa semana com infelizmente morte de um conhecido jogador de Magic da Cidade de São Caetano. Seu nome mesmo eu não sei, desculpe aqueles que o tinham mais próximo como amigo, mas eu o conhecia-o apenas como Floripa. Na verdade mal o conhecia como pessoa, e é justamente esse o fato que eu queria conversar.
Atualmente sou conhecido. Não posso dizer que sou famoso, pois para mim fama é uma coisa que significa ser conhecido fora de seu circulo pessoal. Por já ter participado de inúmeros eventos, nacionais, internacionais, ter trabalhado em diversas loja, aqui e no interior ocorreu de que praticamente todos os jogadores mais conectados com o Magic de São Paulo já tenham me visto e saibam que eu sou.
Mas isso não significa necessariamente que conheça a todos. Muitas vezes, estou no metro ou na rua e invariavelmente passa alguém e grita:

- E ai Fox! Beleza?

Bem, muitas vezes, eu até reconheço a pessoa e respondo, mas ocorre de algumas vezes eu não ter a mínima noção de com quem estou falando, e só a fisionomia eu reconhecer. Mas outras vezes eu não sei nem de onde essa pessoa me conhece, que loja ela freqüenta ou onde eu a encontrei antes. Sei que é do Magic por causa do fato de ter me chamado pelo apelido, já que poucos sabem de verdade meu nome.
Não fico chateado com o fato de não conhecer a pessoa, mas fico tremendamente preocupado que a pessoa com que estou falando não entenda que eu não a reconheci e que não estou bravo ou incomodado com o contato. Só não sei como lidar com a situação constrangedora. Isso sim deixa meio encafifado porque eu me preocupo constantemente em não deixar ninguém bravo comigo (coisas de personalidade). E mesmo tendo com essa cara de mau-humorado, sou na verdade um “doce” de pessoa. Uhauhahua.
Provavelmente por isso eu tenha me abalado com o fato do Floripa ter falecido (numa acidente de carro) e quando vieram me contar eu ficar completamente mudo pelo fato de não lembrar quem ele era. E eu me perguntei:

- Nossa, e se o carra tivesse trocado comigo algumas palavras mesmo? Se fosse um cara do magic mais chegado mas que por essa ou aquela razão nunca apronfundamos nossa conversa?

Alguns jogadores afirmam para mim que eu já tinha conversado com ele e o conhecia. Bem, eu não lembro. Gostaria muito de lembrar mas não consigo. Sei que muito que estão lendo o conheciam e desejo toda paz e tranqüilidade para a familia dele.
E isso me deixou com essa questão. O fato de muitas vezes conhecermos alguém durante tanto tempo e nos deparamos com o fato de que não sabemos muita coisa sobre ele. Eu como juiz e organizador de eventos, acabo sabendo o nome de quase todos os jogadores. Afinal de contas o DCI-Reporter não aceita, PV, JABAIANO, PUMBA, EXTORQUIDO, etc...
Eu tenho que colocar Paulo Vitor, Carlos Romão, Rafael Santos e Rafael Quadros (ou melhor com o database novo agora nem isso eu preciso mais fazer, pois basta digitar o DCI que .... pluf lá está o nome do sujeito).
Agora pensem um pouco, quantos caras no magic, a gente conhece, ao menos de uma conversa de rodinha fora da Devir, e não sabe o nome de verdade dele? Onde o cara mora, o que ele faz da vida ou sua formação.
E conforme eu fui observando isso é uma coisa que ocorre mais principalmente no Magic. Amigos de colégio/faculdade, de bola, de bairro, sempre sabem o nome do cara, a rua que ele mora, ou ao menos o bairro. Até muitas vezes sabemos o nome da mãe dele, e invariavelmente chamamos de Tia.
Eu mesmo tenho alguns amigos fora do circulo de magic em que eu sei tudo isso ai que eu mencionei, mas para se ter uma idéia, conheço o Jabaiano já há alguns anos e só sei o nome do Pai dele que também é Carlos.
Tudo bem que eu não sou amigo do Jabá de ir na casa dele, beber junto e ir ao estádio ver o Palmeira (viva verdão líder do paulistão 2009!!!)
Mas nunca me ocorreu também de perguntar. E o mesmo vale ao contrario. Quantos de você me conhecem por milhares de ventos e não sabiam meu nome, ou que eu fiz letras? Não estou ofendido não, não se preocupem. Mas é estranho que as vezes tenhamos tanto contato com as pessoas e sejamos tão pouco “amigos” delas. Amigos no sentido antigo da palavra. Beeem, antigo.
E com isso queria deixar uma mensagem (ok, é piegas mas ta valendo)

Tentem conhecer um pouco mais as pessoas ao seu lado. Pois um dia elas podem não estar mais ali e com isso perdermos a grande oportunidade de ter conhecido alguém que nos marcaria para sempre.

CCG – Card Games “Colecionáveis”

O tema mesmo que eu queria falar é sobre a faceta da coleção. Até algum tempo atrás a Wizards prezava muito a idéia de coleção e o mercado gerado por esse segmento do jogo. Não é possível negar que todos já passamos pela fase da coleção. Alguns até mesmo nunca saíram dela. Eu mesmo já tive varias coleções, pelas mais diversas razões. Já colecionei Quadrinhos, Magic , revistas Super Interessante, Conchas e latinhas de refrigerante.
Existem muitos outros itens colecionáveis, alguns valiosos e outros nem tanto. Alguns que muita gente respeita e outros que muita gente faz aquela expressão de – QUÊ????
Selos, maços de cigarro, bonecos, brinquedos, etc, etc.
E o Magic quando foi criado como forma de, acredito eu, incentivar a compra do produto, resolveu colocar ali ao lado do nome o termo CCG. Collectible Card Game. E não há povo no mundo que se compare aos americanos quando o assunto é coleção. Os japoneses são os mais insanos no quesito gasto com coleção, mas os americanos colecionam tudo. Mas tudo mesmo. E era lógico que um jogo pára atrair mais gente tinha que ser colecionavel. Isso parece instigar as pessoas a ter mais que o outro. A mostrar aquela figurinha rara. E como disse antes, todos nos já passamos por aquela fase, normalmente inicial no magic, de colecionar algo. Alguns buscam Goblins (e tem um cara que vem na loja que têm praticamente todos!!!), outros Dragões, outro Elfos. Alguns Foils, outros Miscuts (é quando a maquina que faz o corte do card erra e faz com que duas imagens diferentes estejam presentes no mesmo card) outros misprints (esse é outro erro da produção e impressão quando ocorre de um ser diferente dos outros no mundo). Lendas, Terrenos, Básicos e Não-básicos, Pacotinhos de Boosters, Fichários, etc, etc.
Eu mesmo já tive dentro do magic as seguintes coleções: Planícies, Lendas, Terrenos e cards de pré lançamento. E as únicas que ainda mantenho são as duas ultimas. Em dois pequenos fichários escondidos lá em casa.
Atualmente na loja eu vejo muitos colecionadores. A maioria deles procura mesmo apenas os cards para a coleção. Quase nunca jogam e até me surpreendo quando vejo que eles começam a partir para montar baralhos. Usualmente esses mesmos colecionadores não vem muita graça no jogo, e procuram basicamente os cards por seu visual, e as imagens que representam. As imagens das criaturas, dos locais, do universo de Dominaria. Mas não tenho muito conhecimento direto atualmente de alguém que comprasse na loja algum card apenas, por exemplo, pela arte do desenhista.
Um grande amigo o Davi de Guarulhos, adorava os desenhos do kev Walker. Sei do Estranho que meio que venera o John Avon. E sei de apenas um cliente de procura sempre os cards da Rebecca Guay. Mas basicamente é isso. Nem sempre as pessoas falam que gostam de um ou outro desenhista pois podem achar meio “nerd” ficar conversando sobre isso. Mas eu como grande admirador de arte e desenhos, gosto muito de conversar sobre isso. Sobre técnicas e nisso tenho um par na loja, o Daniel “malhadas”, a gente fica discutindo vira e mexe sobre arte e produção gráfica e sobre as técnicas, os programas que os desenhistas usam na confecção das imagens.
Da pra perceber que o universo da coleção no magic é gigantesco não dá?
Há muito pano para manga para se discutir e como gosto muito disso resolvi então fazer uma série de mini-artigos sobre o ato de colecionar dentro do magic. Muito menos difundido aqui do que é difundido no exterior, a coleção é algo muito mais relacionado com o prazer interno e solitário do individuo do que as glórias das vitórias em eventos.
Só para exemplificar muitas artes originais são vendidas em casa de leilões por até US$ 40,000. Os mais famosos são tão valiosos quanto obras de arte de artistas modernos. Nada próximos de Picassos e Monets da história, mas mesmo assim, para um nicho tão pequeno de conhecedores como é o universo do Magic, em comparação aos grandes mestres, quarenta mil por uma pintura não é de se menosprezar.
Durante muitos anos existiu até mesmo uma política de reimpressão que a Wizards firmou com os jogadores de que alguns cards nunca seriam reimpressos exatamente iguais para evitar a desvalorização dos cards mais antigos. Na época o importante era ter a famosa “First Edition” que funcionalmente é exatamente igual os cards mais novos mas que só eram mais antigos e nada mais. É lógico que reprintar uma Mox ou um Black Lótus é algo que vai com certeza desvalorizar os card antigos, não por serem, acredito eu, mais acessíveis, mas sim por “banalizar” o cards, afinal de contas, para se ter uma das Power 9 é necessário certo investimento e vontade real. E isso eleva o status do jogador. Não pela grana que ele gastou, mas sim pelo fato dele ter.
Essa política hoje foi meio que abolida pela Hasbro, dona da Wizards. Tanto o é que Explosão Psionica foi reprintada e ela estava na “reserved List” a lista de cards que nunca seriam reprintados.
Mas essa política era meio boba, já que hoje é amplamente difundido o conceito de que um card de Arabians Night é muuuuito mais legal que o mesmo card lançado recentemente em Espiral Temporal. E com isso mais caro!
E torço para que um dia façam reprints das mox e dos outras powers, pois assim mais pessoas poderiam jogar, e os jogadores que tivessem os mais antigos poderiam ainda esfregar na cara dos outros:

- Você tem, mas a minha é de Alpha e não de 15ª edição!

Abraço, e até a próxima 5ª com novos dizeres sobre coleções!

11 comentários:

RoMeRo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Dembitzky disse...

A gente lembra sim dos rostos, pelo menos do pessoal que frequenta a loja. O dificl é lembrar de um cara que uma vez pediu uma ajuda do juiz do nacional de 2002 na terceira rodada e que depois dropou!!!

hehehehe

RoMeRo disse...

huahauhauah!
fox, se vc puder, eu sei que vc ta sempre antenado no magic, da uma olhada no meu post no blog do chineis e responder sobre o que vc acha. Eu acho que aquilo e falso ou nao da certo, mas por via das duvidas eu vo compra o livro!
PS:eu acho que eu nao deveria ter flado isso, pq e uma informacao mto valiosa, mas...

se isso for verdade, as pessoas vao saber como tirar os cards raros nos boosters!
=D
obrigado fox!

Ualfire disse...

Fox, você esqueceu de mencionar a sua coleção de Dark Rituals!

E o Floripa morreu, é? Ele era assíduo frequentador dos Magic Mil na Comics, e jogou muitos regionais no ano passado. Eu só o conhecia de cumprimentar, mas parecia boa pessoa. É estranho você lembrar de uma pessoa jogando contigo e depois saber que ela morreu...

André Dembitzky disse...

Verdade Uolfire, eu praticamente garanti a vitoria da minha equipe da gincana do primeiro GP SP devido aos mais de 2000 rituals que eu tinha! uhahuahua

Unknown disse...

A palavra Fox já é um genérico pra juiz....rsrrsrsrs, nós te contamos sobre o premiere na Devir em que um player começou a chamar pelo Fox e na verdade ele estava me chamando o detalhe é que o Fox não estava apitando nesse dia........mas é isso aí.....ótimos artigos Fox....eu tb sou colecionador....vc sabe disso
Abraço

Fuzzy disse...

Uma desfeira com minha pessoa. Hunf.

Anônimo disse...

Naturalmente o Fuzzy quis dizer "desfeita", não deve estar muito contente com o fato de sua gloriosa coleção de camelos não ter sido citada rsrs

Quanto a mim...eu gosto de ilhas de revised, e foils :]
Já colecionei Reis dos Goblins tbm mas vendi tudo recentemente.

P.S.: ri demais da imagem da criança:

"EAI FOXX BLS???"

RoMeRo disse...

uehueheuheueheuheu!
verdade!
a crianca e animal!
hey, eu tenho lands de revised!
qlqr coisa me dexa pmsg na liga!

romeromancha!

flw!

Anônimo disse...

Ae Fox!

Muita gente te conhece ou pelo lado Juiz, ou pelo cara da loja X... Isso com certeza é um fato!

Fiquei de verdade pensando no que você disse sobre o triste acidente do "Floripa" e isso só reforça que além de uma comunidade de players de Magic, e pessoas que se vêm com uma certa frequência durante anos e as vezes sabemos tão pouco uns sobre os outros!

Taí um toque pra galera começar a pensar em quem ta ali junto!

abs!

Anônimo disse...

È eu na fita...vc sempre com o " Don da palavra". Gostei de quando disse, temos de conhecer mais detalhes,daqueles que nos cercam.